Árabe, persa, curdo, turco, muçulmano... Qual a diferença?

Por conta dos conflitos no Oriente Médio, esses termos surgem com frequência na mídia. Para entendermos um pouco da história daquela região é preciso que se faça uma distinção fundamental: árabes, persas, curdos e turcos são grupos étnicos. Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio, surgiram na Arábia e hoje são maioria na Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, Palestina, no Egito, além de alguns países do norte da África e de toda a Península Arábica (Omã, Iêmen, Emirados  Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait e Arábia saudita).


Os persas são descendentes de povos indo-europeus que chegaram à região onde se localiza o Irã através da Ásia Central. Os turcos são originários da Ásia Central de onde migraram por volta do século 10. Já os curdos são o maior grupo étnico sem estado no mundo. Ocupam um território de cerca de 500 mil Km² que engloba parte da Turquia, Irã, Iraque, Síria, Armênia e Azerbaijão.
Muçulmanos, xiitas ou sunitas, são seguidores de correntes do islamismo, que é a religião professada em mais de 90% da população do Oriente Médio. Portanto, nem todo muçulmano é árabe e nem todo árabe é muçulmano. Um persa pode ser ou não muçulmano, mas jamais será árabe. A maioria dos curdos é muçulmana.

O xiismo e o  sunismo são as principais vertentes do islamismo. 85%  do total são sunitas. Os xiitas só são maioria no Irã.

Com relação ao idioma, os árabes falam o árabe, que é de origem semítica, e seus dialetos. Os persas falam o farsi, de origem indo-européia, com alguns dialetos. Tanto os árabes quanto os persas usam o alfabeto árabe, porém com algumas modificações para o farsi (possui 4 letras a mais que o alfabeto árabe). Os turcos o usaram até 1923, quando foi substituído pelo alfabeto latino. O idioma turco é a língua nativa da Turquia e de minorias de países que pertenceram ao Império Otomano. Os curdos tem seu próprio idioma que é de origem indo-européia, porém em muitos lugares ele é proibido.


***Fotos retiradas da Internet(autoria desconhecida)

Comentários