Andanças Pelo Nordeste Brasileiro

                                                                        Parte dos primeiros 22 dias de 2009 estive percorrendo a Patagônia Chilena e Argentina. Foi uma viagem inesquecível, não só pelas belezas naturais daquela magnífica região, mas também por desfrutar de um roteiro por mim montado e que o fiz por minha própria conta e correndo todos os riscos. Foi uma viagem impactante com tamanha beleza.  Retornei revigorada! E ainda sentindo o pó nas minhas inseparáveis botas e sem mesmo ter organizado as inúmeras fotos tiradas, já comecei a me inquietar, sentindo a necessidade de mergulhar em uma nova aventura.
Apesar de estar em andamento com um projeto para desbravar as belezas dos países vizinhos, resolvi que era o momento de privilegiar a minha terra e conhecer mais das coisas boas daqui. E assim nasce o Projeto “Andanças Pelo Nordeste”, cujo objetivo é percorrer os nove estados dessa região em momentos distintos, tendo um olhar para os elementos que entraram na formação inicial da cultura brasileira: a arte indígena, a africana e a arte europeia, que serão demonstrados à medida que os lugares visitados forem detentores de alguma dessas formas de expressão. Mas também será dada uma ênfase especial aos Parques Nacionais e Sítios Históricos da região.

A beleza do litoral com suas praias exuberantes, a vegetação nativa, a região árida do sertão, a religiosidade e a cultura peculiar de cada Estado também serão contemplados neste Projeto. Assim, serão percorridos os lugares onde se possa vivenciar a rica tradição, as belezas naturais e a deliciosa gastronomia dessa região, permitindo uma maior interação com o meio e a conscientização da necessidade de preservá-lo.


O Planejamento 

Definidos os lugares que serão visitados, o próximo passo será abrir o mapa, que neste caso será usado o do Brasil fornecido pelo Guia Quatro Rodas, e ir traçando um roteiro que seja mais adequado a ser percorrido. 

A partir deste passo inicial, serão pesquisadas as distâncias entre as cidades que estão contempladas e os meios de transportes disponíveis e mais viáveis (preço, horários e as empresas) entre elas.

O percurso será realizado em sua maior parte por terra, isto é, em estradas de asfalto, de preferência. Esta é a forma mais fácil e fascinante de se conhecer a exuberância da natureza que se descortina pela janela, a gente, os sotaques e os costumes de um lugar. Em alguns momentos, onde se faça necessário ganhar tempo em cobrir longas distâncias, especialmente em trechos já conhecidos ou que não sejam de relevante interesse, o transporte aéreo será utilizado. Como um das prioridades é o deslocamento por terra, ônibus e transportes alternativos (vans, off-road, etc.) serão o principal meio de locomoção. 

A escolha dos locais de hospedagem fica para um segundo momento, quando estiver definida a data de início da viagem, mas será dada preferência a pousadas, hotéis econômicos e até mesmo, albergues, sem abrir mão do mínimo de conforto e higiene.

Em virtude de sua grande extensão, os nove estados da Região Nordeste serão percorridos em etapas distintas e agrupadas de acordo com a localização dos estados a partir de Pernambuco. Cada etapa terá a sua programação específica e seu roteiro individualizado.


Andanças ao Norte de Pernambuco:

Maranhão
  1. Roteiro e Programação


Paraíba e Rio Grande do Norte  
  1. Roteiro e Programação
  • João Pessoa
  • Natal


Andanças em Pernambuco:
  1. Roteiro e Programação


Andanças ao Sul de Pernambuco:

Alagoas e Sergipe
  1. Roteiro e Programação
  • Maceió
  • Litoral e Belezas do São Francisco
  • Aracaju

Andanças pela Bahia
  1. Roteiro e Programação
  • Salvador
  • Litoral 
  • Parques Nacionais  da Chapada Diamantina

Comentários