Rota Maia - o Roteiro


Início de 2015 e estava a visitar regiões onde se desenvolveram civilizações, que na época da colonização tiveram seu patrimônio cultural não valorizado e até mesmo destruído, mas que nos últimos dois séculos têm sido redescobertas e totalmente reavaliadas, nos surpreendendo com tamanho desenvolvimento. Essas Civilizações mesoamericanas souberam criar uma matemática complexa, uma escrita, uma arquitetura e uma contagem do tempo avançadíssima que, nos tempos de agora, ainda nos impressionam.



Foram 26 dias percorrendo no México, sua cosmopolitana capital, os estados de Quintana Roo, Yucatan e Chiapas. A região de Petén e das montanhas na Guatemala, além da sua capital, as ruínas de Copã e Tegucigalpa, em Honduras. Para finalizar, uma breve visita a mais moderna capital da América Central, a Cidade do Panamá.


O Roteiro

Dia 1/2 - A viagem foi iniciada em Recife, na tarde do dia 24, com destino a São Paulo (voo da TAM). Dali segui em um voo de 6:30 minutos da Copa Airlines até Cidade do Panamá, onde fiz uma conexão pela mesma empresa, em direção à Cidade do México um voo de 4:00 horas atravessando a América Central.

América Central
Cidade do México


À tarde, na Cidade do México, um passeio pela Avenida La Reforma e Bosque Chapultepec.


Dia 3 - Cidade do México. Visita ao Museu de Antropologia, Zócalo e Templo Mayor. 

Museu de Antropologia
Templo Mayor


Dia 4 - Teotihuacan. Conhecendo as pirâmides do Sol e da Lua.

Dia 5 - Um passeio em Coyoacan, visita ao Museu Frida KaloXochimilco e  subida a  Torre Latino Americana, para uma linda despedida da Cidade do México.
 

Dia 6 - Viajando: Cidade do México=> Cancun, pela AeroMéxico. Do aeroporto em ônibus da A.D.O. para Playa del Carmen e dali para Tulum, em ônibus da Mayab.

 

Dia 7 - Manhã conhecendo as ruínas de Tulum. À tarde, viagem para Chichen Itzá


Dia 8 - Conhecendo Chichen Itzá


Dia 9 - Viajando para Mérida, com uma rápida passagem por valladolid (veja aqui).

Dia 10 - Visita a Uxmal e Kabah

Uxmal
Kabah

Dia 11 - Conhecendo um pouco de Mérida


Dia 12- O dia todo viajando de Mérida para Palenque (mais de 8 horas de viagem).

Dia 13 - Conhecendo as ruínas de Palenque.

Dia 14 - O dia inteiro viajando de Palenque para Tikal. Atravessando a fronteira México-Guatemala, pelo Rio Usamacinta(veja aqui).


Dia 15 - Conhecendo Tikal pela manhã e final de tarde viajando para Flores.


Dia 16 -  Cedo da manhã embarcando no aeroporto de Santa Helena (vizinha à Flores), em avião da Avianca, com destino a Cidade da Guatemala. Do aeroporto da capital, em um transfer coletivo, viajei para Antígua, onde fiz um tour á pé no final da tarde.
Cidade da Guatemala

Dia 17 - Pela manhã, conhecendo um pouco mais de Antígua. Final da tarde, em um transfer coletivo, viajei para Panajachel, às margens do Lago Atitlán.


Dia 18 - Panajachel. O dia no Lago Atitlán


Dia 19 - Pela manhã viagem de Panajachel para Cidade da Guatemala. À tarde uma visita ao Museu Nacional de Etnologia e Arqueologia.


Dia 20 - Um tour pela Cidade da Guatemala.


Dia 21 - Viagem de Cidade da Guatemala para Copã Ruínas. À tarde visita ao pequeno Museu de Escultura.

Dia 22 - Pela manhã, visita às ruína de Copã e ao Museu das Esculturas. À tarde viagem para Tegucigalpa.




Dia 23
 - Uma rápida visita à capital de Honduras, Tegucigalpa


Dia 24 - Viagem de Tegucigalpa para Cidade do Panamá (pela Avianca), com conexão em El salvador.

Dia 25 -  Conhecendo um pouco da Cidade do Panamá



Dia 26 Cidade do Panamá
 Um Tour completo pela Cidade e uma visita ao canal do Panamá. À noite embarcando de retorno ao Recife, em um voo da Copa Airlines, direto da Cidade do Panamá.







Comentários