Transmilenium



Sistema de transporte público da capital colombiana onde ônibus biarticulados trafegam em faixas exclusivas, com uma infraestrutura especial para o acesso dos passageiros, composta por estações fechadas, passarelas(puente peatonal),túneis, plataformas e alamedas. 





***


Se não resolveu o problema do trânsito caótico de Bogotá, pelo menos contribuiu em muito para a melhoria da mobilidade urbana.
Atualmente o sistema é formado por  rotas troncos, onde estão distribuídas 131 estações, entre elas estão os pontos de parada para acesso do usuário ao sistema (onde as passagens são compradas), com distância de 500 a 700 metros entre elas; e as de início e finalização de uma rota, onde se encontram estações de ônibus intermunicipais, de rotas alimentadoras e  de ciclovias. Além de outros serviços para o usuário.


Para saber mais sobre o Sistema(aqui e aqui).

Estação de acesso
 
Alamedas nas estações
 

Ônibus com painel eletrônico informando as próximas paradas

     
Sistema de ônibus alimentador
Tive a oportunidade de conhecer esse eficiente sistema de transporte massivo (assim o chamam por lá) em Bogotá, quando fui até o Portal Norte para embarcar no ônibus intermunicipal com destino a Zipaquirá

Comentários