Pisa


Hoje sua fama se deve à Torre Inclinada, mas já era cidade portuária importante na época do império romano. Permaneceu uma potência econômica, cultural e marítima até o século 13. Época em que financiou  a construção dos seus mais importantes edifícios. Sua decadência não chegou a influenciar sua reputação de cidade universitária e desde a fundação, em 1343, a universidade  da cidade se manteve aberta. Nos dias de glória, Pisa foi considerada como o terror da Toscana. Conquistou muitas áreas da região por meio de guerras brutais.
Sua proximidade ao Mediterrâneo lhe permitiu estabelecer laços comerciais com a Espanha e o Norte da África, amealhando grandes fortunas. Por fim foi abatida em batalha contra Gênova e conquistada por Florença, entrando em colapso.

... Final da manhã e acabávamos de chegar à estação de trem em Florença, cerca de 3 horas após termos deixado Veneza. O hotel, muito próximo, permitiu-nos deixar rapidamente a bagagem e retornamos à Stacione S. M. Novelle, de onde partimos para uma rápida visita à Pisa.
A viagem foi tranquila, apesar de várias paradas em estações do trajeto para embarque e desembarque de passageiros. Por conta disso gastamos cerca de uma hora e meia até chegar à Stacione Centrale de Pisa, onde desembarcamos.

No Centro Histórico as principais atrações estão na Piazza dei Miracoli, um complexo arquitetônico onde estão os mais importantes monumentos religiosos da cidade: o Campanário(Torre Inclinada), o Batistério, o Campo Santo e a Catedral(Duomo).

  • A Torre Inclinada
É o monumento mais conhecido, emblema da cidade. Construída entre os séculos 12 e 14 , pouco tempo depois começou a inclinar por conta do terreno arenoso ter cedido. Recentemente foi submetida a obras de contenção e voltaram a permitir a visitação, mas de forma controlada.  Possui 56 metros de altura e quem tem disposição e quer pagar, pode subir os seus 300 degraus. No entanto, se não quiser enfrentar filas, pode comprar antecipadamente o bilhete pelo site(veja aqui).
Serviço
Quando:Diariamente, porém em horários variados(veja aqui)
Quanto:18 euros


  • A Catedral
Il Duomo di Santa Maria Assunta", uma construção em estilo românico do século 13, com fachada em arcos, colunas e mármore com listras pretas e brancas que fazem o revestimento. Tem um interior escuro, com cerca de 60 colunas para apoiar o peso do edifício. Afrescos, mosaicos e quadros decoram as paredes, o teto é revestido de madeira dourada talhada. As portas são em bronze trabalhado e contam histórias do Novo Testamento.
  • O Batistério
Um construção redonda, do século 12, tem um interior decorado, porém sem afresco no teto. O exterior mantem a decoração com arcos e colunas do Duomo. Possui uma acústica surpreendente.


  • Campo Santo
É o monumental cemitério, adornado com obras de arte etrusca, romana e medieval. Onde estão sepultados personagens ilustres da cidade.



Como chegar  à Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres)

Chegando em trem
  • Se descer na Stacione Pisa Centrale: Pode ir de ônibus, que para em frente à estação de trem ou à pé, como nós fizemos na ida e volta. Foram cerca de 30 minutos até chegarmos à praça,   que aproveitamos para ir conhecendo a arquitetura do lugar, cruzar o Rio Arno e ver a casa onde morou Galileu Galilei, o filho mais famoso da cidade.
  • Se a parada for na estação Pisa San Rossore , basta caminhar poucos minutos à pé.
Apesar de ser estas as mais importantes atrações da cidade, Pisa possui muito mais a oferecer se a estadia se prolongar além de uma tarde ou manhã.

Comentários