Minitrekking no Perito Moreno

Uma ótima oportunidade de caminhar sobre a imensidão gelada de um glaciar é fazer um trekking no Glaciar Perito Moreno, em El Calafate. Neste caso o nível de dificuldade é mediano. Porém se  a opção for por uma aventura mais intensa a escolha é pelo o Big Ice, de alta intensidade e num tempo maior de caminhada. No entanto, qualquer que seja o escolhido, apenas a agência Hielo Y Aventura é a responsável pelos serviços, já que detém o monopólio destas atividades, que só estarão disponíveis fora do pico do inverno.




... De El Calafate, pela Rota 11 fomos em direção aos picos brancos dos Andes. Do ônibus vou fotografando a paisagem que se apresenta à minha janela. E que maravilha de paisagens.



...Cerca de 1 hora após, chegamos à portaria do parque, onde temos os nossos ingressos comprados e carimbados dentro do próprio ônibus.





... Aos poucos fomos aproximando e após uma curva, eis que surge aquele impactante paredão de gelo. O ônibus diminui a velocidade e de um mirante temos uma espetacular panorâmica do Glaciar Perito Moreno.




... Chegamos ao estacionamento, onde já se encontravam inúmeros carros e ônibus. Ao lado, no início da escadaria que conduz a três níveis de passarelas com mirantes, o guia passou as informações necessárias ao grupo para que se tivesse uma visita tranquila.

... Desci até o último nível, o mais baixo e próximo possível daquele paredão de gelo, cuja escala de cores variava do cinza claro ao azul, da superfície para a base. Na geleira as partes acinzentadas da superfície são chamadas “morenas” e têm essa cor por conta de sedimentos rochosos. O gelo vai mudando de cor conforme envelhece. No início é branco. Com o tempo, fica mais comprimido e vai criando vários tons de azul.


... O passeio começa a cerca de 7 km do mirador do glaciar, no porto “Bajo de las Sombras. Embarca-se em uma lancha com o grupo para a navegação pelo Brazo Rico do Lago Argentino por ceca de 30 minutos. 


... Sobre as águas esverdeadas do lago, pudemos observar de bem próximo o encontro daquela língua de gelo com a Península Magalhães. Ao desembarcarmos, os guias nos deram uma breve explicação de como se dava a formação da geleira. 


... O desembarque se dá nas proximidades de um abrigo onde os guias organizam o grupo para fazer a caminhada pelo Glaciar Perito Moreno.


...  Do refúgio-base, após 20 minutos de caminhada ao longo da costa do lago, estão disponíveis os grampões, suporte para os calçados que permitirão andar sobre o glaciar. Ali são dadas as instruções de como se locomover sobre a superfície gelada. 


...Colocados os grampões especiais em nossos sapatos, caminhamos em fileiras sobre o gelo (minitrekking).








...A caminhada é moderada e dura cerca de 1h e 30 minutos, sempre com o apoio dos guias que ficam  orientando onde pisar.


...Ao final os guias coletam o gelo e oferecem um uísque acompanhado de alfajores aos caminhantes.


...Chegamos a El calafate no final da tarde. O ônibus me deixou no hostel, onde havia me buscado logo cedo da manhã. 


Informações


  • A empresa responsável  pelo passeio foi a Hielo y Aventura. Comprei no hostel, mas também pode ser adquirido no site, em agências ou na própria loja localizada na Av. Libertador, a principal da cidade.
  • Na hora marcada a operadora te busca no hotel. A primeira parada é nas passarelas do Perito Moreno, onde você fica livre, por um determinado tempo, até o horário combinado para se retornar ao ônibus e seguir em direção ao porto. Dali em um catamarã se chega à margem oposta, em pleno Glaciar Perito Moreno.
  • Ao desembarque você é guiado até um local onde há toda a infraestrutura de apoio(banheiros, guarda-volumes, etc), em seguida passa por um área de mata até chegar ao local onde são colocados os grampones e a partir daí é só se divertir na caminhada sobre o gelo.
  • No passeio está incluso o transporte de ida e volta até o Parque, os guias, o aluguel dos "grampones" e o trekking.

Comentários