Lagunas Miscanti e Miñiques


As Lagunas Altiplânicas a 4.000 m.s.n.m. estão localizadas dentro da Reserva Nacional Los Flamencos um cenário surpreendente a cerca de 110 km de San Pedro de Atacama. Criada em 1990 pela CONAF, a Reserva está distribuída sobre diferentes altitudes em uma superfície de 73.986 hectares, com condições climáticas particulares para cada área, permite o desenvolvimento de uma fauna e flora peculiar a cada setor. 



Compreende diferentes atrativos como montanhas, salares, lagos, formações rochosas, além de zonas arqueológicas.

Comunidade de Socaire

Da pequena San Pedro de Atacama até as lagunas se sobe mais de mil metros. Os guias fazem pequenas paradas antes para que sejam feitas leves caminhadas, com o objetivo de ir se adaptando à altitude.




Laguna Miscanti

Há aproximadamente 1 milhão de anos, uma erupção do vulcão Miñiques interrompeu as queda das águas provenientes do Cordilheira dos Andes, as quais começaram a se acumular e produzir modificações geomorfológicas na área, dando início à formação das lagunas.




As lagunas têm a seu lado várias trilhas para que se desfrute de uma caminhada admirando esse belo cenário. 



Mas não esquecer que se está acima de 4 mil metros de altitude, sendo considerada uma trilha de moderada intensidade por conta disso.


No inverno a temperatura chega a -30ºC, deixando a superfície das lagunas congeladas.



As duas lagunas têm em seu entorno montanhas com picos nevados e vulcões






Laguna Miñiques

 
 

Vicunhas utilizam as margens das lagunas para se deslocarem criando "corredores biológicos" onde se é proibido caminhar, impedindo assim a modificação daquele habitat.

A comunidade atacamenha de Socaire junto com a CONAF são responsáveis pela administração do setor das lagunas, visando a preservação do patrimônio natural e cultural da região. 


Geralmente esse passeio é feito junto com a visita à Laguna Chaxa e o Salar de Atacama, que também fazem parte da Reserva.

Comentários