Fronteira Chile-Argentina



Após  cinco dias na Patagônia Chilena estava na hora de continuar a aventura. O próximo destino, El Calafate na Patagônia Argentina. Mais uma vez atravessando a fronteira entre esses dois países. Não houve intercorrências nos trâmites alfandegários argentinos e cerca de uma hora ou um pouco mais, já estávamos na Argentina, novamente. E, mais uma vez aparecem as placas com o lembrete: “Las Malvinas Son Argentinas”.





12/01/2009

... Acordei muito cedo. Dormi a última noite, em Puerto Natales, no Hostel Lili Patagonico’s. Dessa vez, não tive a mínima idéia de quem foram os meus dois companheiros de alojamento. Quando me deitei, as duas outras camas não estavam ocupadas.

.... As últimas imagens de Puerto Natales ficaram gravadas na minha memória como um dos amanheceres mais belo que já vivenciei!


...O ônibus da empresa Turismo Zaahj me apanhou no hostel um pouco depois das 7 horas da manhã. Junto comigo, mais quatro pessoas embarcaram rumo a El Calafate. Percorremos, ainda, outros hotéis para pegar mais passageiros. A viagem foi tranquila. Atravessamos a fronteira chilena sem problemas. Um pouco antes do Passo Doroteia, o condutor solicitou que nos desfizéssemos de frutas ou outros alimentos derivados de leite e frios. Alguns estrangeiros começaram a comer suas frutas ali mesmo.
... No momento em que estava na fila para o carimbo de entrada no passaporte, percebi que havia dois casais de motociclistas brasileiros que também faziam a travessia entre os dois países. Muitos se aventuram pela Patagônia de motocicleta ou até mesmo de bike. É muita coragem desse pessoal, pois têm que enfrentar longos trechos de estradas ainda de rípio (espécie de cascalho) e muitas vezes desérticas
Do lado argentino da fronteira, a região é de extensas e coloridas planícies, onde vi inúmeras ovelhas pastando. Dizem que a lã argentina é uma das melhores do mundo. 

Já tínhamos feito um giro de 180º e do lado argentino ainda era possível perceber no horizonte as cadeias montanhosa chilenas.



Segundo se conta, foi por estas terras bucólicas que Butch Cassidy, Sundance Kid e sua mulher, Ether Place, no século XX, fizeram uma “parada técnica”, após terem roubado um banco em Rio Gallegos e em fuga para o Chile.



Lenda ou realidade, não são esses famosos bandidos que fazem a fama da região de El Calafate, mas as diversas geleiras que compõe a parte norte do Parque Nacional Los Glaciares. Onde a maior atração é o Glaciar Perito Moreno, que começa a se formar nas montanhas, a cerca de 1 500 metros de altitude, onde o gelo se acumula e, aos poucos, desce até dividir em dois, um dos braços do Lago Argentino.


Após 6 horas na estrada paisagens diversa da Patagônia chegamos em El Calafate. 



A Rota

Comentários