A Caminho de El Chaltén


De El Calafate para El Chaltén são 220 km e cerca de três horas e meia de viagem por uma rodovia quase toda asfaltada. A maior parte da viagem com belas paisagens na janela. As empresas de ônibus geralmente saem pela manhã e há possibilidade de se voltar no mesmo dia para El Calafate. Mas como  as maiores atrações da pequena cidade são as trilhas, vale mais a pena pernoitar por lá, pelo menos um dia.





14/01/2009

... Às 06:00 horas já estava acordada. Desayuno tomado, fotos clicadas no lindo salão de refeições do Hostel, fiquei aguardando o taxi para o terminal rodoviário. 


Ali muitas pessoas aguardando o embarque para El Chaltén. Como sempre, a grande maioria de europeus com suas mochilas. Dois ônibus da Chaltén Travel estavam saindo no mesmo horário. E assim, passando um pouco das oito horas da manha, estávamos acomodados e deixando para trás a cidade de El Calafate.


... Seguindo pela Rota Provincial 11(RP 11) e tendo à esquerda o Lago Argentino, cerca de 30 km após chegamos a Rota 40, que é a maior estrada do País, com 4667 km. Apesar de uma boa parte já esteja pavimentada, ainda encontramos alguns trechos em rípio.



... A RN 40 tem um percurso que nos oferece belas paisagens de lagos e montanhas. Ainda em estrada de rípio, do ônibus consigo imagens de uma formação rochosa interessante. 


... Margeando o curso do rio, a única parada se dá na Pousada  La Leona, declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Província de Santa Cruz. 


Algumas fotos tiradas desse lindo lugar a beira do Rio La Leona e retornamos à estrada, após atravessar a ponte.


Entramos na RP 23, deixando a RN 40, que segue para o norte. El Chaltén, agora se encontra a 90 km. Contornamos o lago Viedma e começamos a ver da própria estrada, o Glaciar de mesmo nome.



... O dia estava claro e o céu dava um show à parte, o que nos permitia a esplêndida visão dos impressionantes picos Fitz Roy e os morros irmãos, ainda a uma boa distancia da cidade. Máquina a mão, não parava de registrar esse momento. Queria eternizar aquela imagem que se descortinava a minha frente.



... Um pouco antes da entrada da cidade, o ônibus parou no Centro Administrativo do Parque Nacional Los Glaciares de El Chaltén. Os funcionários, um em inglês e outro em espanhol, explicaram o funcionamento do parque, como fazer as diversas trilhas, os cuidados necessários para se ter uma estadia agradável e sem agressões ao meio ambiente, além de informações de serviços disponíveis na cidade (Como a recente instalação do primeiro caixa automático). Há um pequeno museu com dados sobre a formação geológica do vale, da fauna e flora local. São disponibilizados mapas da cidade e das trilhas, em inglês e espanhol.


Comentários