Aguas Calientes - base de apoio à Machu Picchu

Conhecida como Machu Picchu Pueblo, é um pequeno vilarejo que vive em função do turismo de apoio para quem se dirige à Machu Picchu. Restaurantes, lanchonetes, lojas de artesanato, pousadas e hoteis se localizam nas ruas que ficam em torno da linha do trem. Durante o planejamento da viagem ao Peru, encontrei algumas sugestões para se evitar o horário de maior afluxo de turistas, que geralmente ocorre por volta das 10 horas da manhã, quando o primeiro trem chega de Cusco.




A opção que achei mais favorável foi seguir até Ollantaytambo numa excursão pelo Vale Sagrado e de lá pegar o último trem com destino a Aguas Calientes, onde pernoitei e na manhã seguinte embarquei, no micro ônibus, para chegar em Machu Picchu.



Ao contratar os serviços da Interhabit, essa opção de pernoite já fazia parte do pacote. O Hostel Presidente, na verdade uma pousada simples, deu conta do recado. Um apartamento com cama grande, banheiro privativo e um razoável café da manhã, que já estava servido a partir das 5 horas.

***
De Aguas Calientes, pouco vi. Afinal, ela não era o meu objetivo e sim um meio para chegar mais cedo em Machu Picchu.



Comentários