Zipaquirá

Catedral de Sal fica na Colômbia, mas não está em Bogotá e sim em Zipaquirá, cerca de 49 km de distância. Foi construída dentro de uma mina de sal. A pequena cidade está localizada 49 km ao norte de Bogotá, no departamento de Cundinamarca, a 2.652 m.s.n.m.  Tem como máxima atração a Catedral de Sal, instalada dentro de uma mina considerada a maior reserva de rocha salina do mundo.


Do ponto de desembarque subi alguns quarteirões até chegar a praça central, onde se encontra a Catedral Diocesana, a Casa Episcopal, o Palácio Municipal, bares, restaurantes, lojas, bancos e outras construções da época colonial.


Após tomar um café com torta de limão, fui orientada pela garçonete a ir de taxi até a Catedral de sal, devido a subida ser íngreme. Para quem vai a pé são 15 minutos de caminhada. Acolhi a sugestão e em menos de 5 minutos estava na portaria da Catedral de Sal(taxi $ 4.000).



Como Ir?

O acesso à cidade de Zipaquirá pode ser feito por transporte público, taxi e agência de turismo.
  • agências: Fiz duas cotações, uma no hotel e outra com uma agência de turismo. Ambas só me informaram sobre a possibilidade de realizar um tour privado e com valores entre $ 145.000 e 150.000 pesos.
  • Ônibus: Para utilizar esse meio há duas alternativas. A partir doTerminal de Transporte, pela empresa Alianza, com duração de 2 horas. A outra opção é pegar o ônibus do Transmilenium e se dirigir até a última estação do Portal Norte. Dali, seguir em ônibus intermunicipal até Zipaquirá. Duração a partir do Portal, 50 minutos.
  • Taxi: O valor cobrado para uma corrida de ida e volta à Zipaquirá fica em torno de $150.000 a 180.000
  • Trem turístico: Sai aos sábados e domingos às 8:30 da estação La Sabana, Bogotá e retorna

 
Como fui

Uma recepcionista do hotel em que me hospedei me informou como chegar à Zipaquirá utilizando o ônibus. E foi assim que fiz gastando apenas $ 17.000 pesos colombianos(ida e volta).


Saí do hotel cedo e me dirigi para a estação mais próxima do Transmilenium . Passagem comprada($ 1.700), no setor de embarque aguardei na plataforma o ônibus indicado para o Portal Norte, de onde seguiria em ônibus intermunicipal até Zipaquirá.
Tudo muito tranquilo e rapidamente avançamos a longa avenida até o nosso destino. Os ônibus são confortáveis e há um painel luminoso no seu interior informando quais são as próximas paradas. Como não era horário de pico, não estavam lotados. O trajeto durou cerca de 15 minutos.
 


No Portal Norte para se chegar ao setor de embarque do ônibus de Zipaquirá foi necessário trocar de lado na estação e ultrapassar a catraca. A passagem só é cobrada dentro do ônibus($4.100), que apesar de pequeno é limpo e confortável.

Durante 50 minutos fizemos uma viagem tranquila com uma agradável paisagem. 

Pedágio


Vendedor de salgadinhos, no ônibus.
            
  

Como foi  a visita à Catedral de Sal(veja aqui)


Ao sair da Mina de Sal optei por utilizar o trenzinho turístico até o centro de Zipaquirá de onde embarquei em micro-ônibus com destino à Bogotá. Novamente no Portal Norte, utilizei o Transmilenium para chegar ao hotel.


Comentários