A Catedral de Sal


Localizada no interior de uma mina de sal, na Colômbia, que já era conhecida antes da chegada dos espanhóis ao continente. Foi explorada continuamente até finais do século 20. Desde então mineiros e escultores transformaram o lugar em um conjunto artístico de grande interesse.









A Catedral de Sal é um patrimônio religioso e artístico da Colômbia, considerada sua primeira maravilha.

Tour à Catedral de Sal

Há várias opções de entrada (veja aqui). O ingresso mais simples só permite a visita à Catedral. Mas se pode acrescentar a Rota do Mineiro, o Museo de La Salmuera e o Muro de escalar.


Escolhi o que dava direito a todas as opções exceto a última e paguei  $ 32.000. No entanto, apenas a visita à Catedral já é suficiente.


No horário estipulado, a cada 15 minutos, é formado um grupo que, seguindo a guia, adentra lentamente pela escuridão da mina. Imediatamente se sente um cheiro forte, mas que depois desaparece, à medida que vamos descendo em direção à Catedral propriamente dita.
A primeira parte é a Via Crucis, com cada estação instalada em túneis, onde cruzes estão talhadas nas rochas, visíveis por um jogo de luzes.

A Cruz e o seu nível de profundidade no tunel, além das pedras no entorno é que dão o significado de cada estação.

Ao som de cantos gregorianos, surgem paredões de sal com anjos talhados na pedra.
A Catedral, vista do início do tunel

Desce-se cerca de 180 metros sob a terra até chegar à Catedral propriamente dita, onde se encontra a grande cruz de 16 metros talhada na pedra, além da escultura " A  Criação do Homem", uma homenagem a Michelangelo e o nascimento de Jesus.



A Rota do Mineiro







Serviço
Onde: Município de Zipaquirá
Quando: 2ª a 6ª(9-16:30h). Sab./dom.(9-17:00h)
Quanto: Dependerá do tipo de pacote. Veja aqui.
       

Comentários