Antígua

 A cidade foi, durante anos, um dos principais centros urbanos e capital da América Espanhola. Hoje é, na verdade, a terceira fundação. A primeira, em 1524, em um antigo núcleo kakchiquel, foi arrasada por rebeliões indígenas. A segunda, em 1527, em um vale dominado pelo vulcão Agua, que a sepultou anos depois com suas lavas.A população sobrevivente se deslocou para o vale de Panchoy e em 1543 fundaram a que hoje é Antígua.
Porém, dois séculos depois, em 1773, um terremoto atingiu a cidade forçando a retirada dos moradores que seguiram para um vale vizinho, onde fundaram a Nueva Guatemala, a atual Cidade da Guatemala.


Antígua Guatemala está a 45 km da capital guatemalteca e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Com 1.500 m.s.n.m., tem ao seu redor três vulcões, o Del Fuego, o Acatenango e o Agua. Naquele dia um deles soltava sua fumarola.


Ao entrarmos em Antígua, o trepidar da van já nos fez perceber que estávamos numa daquelas cidades coloniais com o característico calçamento pé de moleque.  As ruas com suas casas baixas, coloridas e belas janelas enfeitadas com flores. 
Como todas as cidades coloniais, Antígua tem uma Plaza Mayor, onde estão dispostas em seu entorno a Catedral, a Municipalidad, o Portal do Comercio e o Palacio do Governo. Dali parte ruas retas que formam um quadriculado no traçado urbano, parecido com um tabuleiro de xadrez.  Numa delas o Arco de Santa Catalina, apoiado na edificação de um antigo convento e  que hoje serve de hotel, onde fiquei hospedada.

Catedral 


Plaza Mayor


Palacio del Governo

Arco de Santa Catalina

Passado o arco se encontra uma das igrejas mais importantes da cidade, La Merced, onde além de apresentar as características do barroco espanhol, estão presentes motivos decorativos introduzidos pelos indígenas. O resultado são santos acompanhados de lagartos, aves, monstros e frutas autóctones.


O terremoto de 1773, conhecido como terremoto de Santa Marta destruiu muitas igrejas, algumas delas em ruínas podem ser visitadas. Curiosamente os escombros das igrejas, junto com a vegetação que por lá cresceu reúnem uma beleza única, cenário para belas fotos e ensaios fotográficos.

  • Ao lado da Igreja La Merced está o convento que também sofreu danos com o terremoto.
Quanto: 15 quetzales

  • Las Capuchinas (Templo e Convento). Há um museu onde estão expostas obras sacras e pinturas religiosas.

Quanto: 40 quetzales

  • Catedral

Quanto: 8 quetzales



Chamou-me a atenção as belas portas e trincos trabalhados...

O  colorido do povo maia...

E os recantos da charmosa cidade.


Antígua é uma belezinha e merece mais que um dia para ser devidamente apreciada. Infelizmente foi o que tinha programado para o momento e logo seguiria para Panajachel, à beira do Lago Atitlan.


Como fui
Viajei de Flores  para Cidade da Guatemala em um voo da Avianca, com duração de 45 minutos. Uma viagem tranquila que começou no pequeno aeroporto Santa Helena(cidade unida a Flores) e terminou com um lindo visual de cima, da capital da Guatemala.

Aeroporto de Santa Helena/Flores(Petén)


Cidade da Guatemala

Depois de duas horas de espera no café ao lado do Aeroporto, a van do transfer(Atitlan Tour) me transportou até Antígua.

Comentários