São Paulo & Artes


Sempre que vou a São Paulo, eu faço uma pesquisa para saber o panorama cultural do momento. Minhas preferências ficam por amostras culturais, exposições, balés e musicais. Desde 1989, quando passei uma temporada na cidade, frequentava os eventos musicais que aconteciam no MASP e no Teatro Municipal. A partir 2004, com minhas frequentes idas à cidade, tive a oportunidade de conferir muito do que esteve em evidência por lá. Afinal, é o maior polo artístico e cultural do país.






Exposições

Impressionismo em São Paulo


Paris e a Modernidade, Obras Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris

Esse foi o nome da exposição que trouxe 85 obras do Museu d’Orsay (Paris) a cidade de São Paulo. Monet, Renoir, Manet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin, entre outros estiveram ali, no Centro Cultural Banco do Brasil(CCBB), para serem apreciados pelo público e que público! 





Caravaggio em São Paulo



O Museu de Arte de São Paulo – MASP recebeu, em 2012, 6 telas em óleo do pintor italiano Caravaggio.  A amostra reuniu importantes obras do pintor e também 14 pinturas de seguidores do mestre italiano. As obras do artista são famosas pelo seu jogo de luz e sombra que intensificam a dramaticidade das cenas, como também a perfeição retratada nas rugas, fios de cabelos, vasos sanguíneos, olhares e expressões faciais . O pintor utilizava como tema cenas e personagens cotidianos de sua época, o século 17, e incluía elementos religiosos e místicos misturados a aspectos mundanos.





Musicais 

2004 - Chicago.


2006 - O Fantasma da Ópera

2007 - Miss Saigon
           Aída (produção estrangeira)
           A Flauta Mágica
           O Produtores 


Shows
2013 - Andre Rieu




        

Comentários